Concurso ressalta a beleza afro-brasileira em Peabiru

As atividades relativas ao mês da Consciência Negra, em Peabiru, foram encerradas com o I Concurso de Beleza Afro-Brasileira. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação por meio da Casa da Cultura, foi realizado na noite de sexta-feira, 28, com a participação de alunas matriculadas nas escolas municipais.
A vencedora foi Victória Chagas, aluna da Escola Municipal Darci Ribeiro. Como premiação, recebeu R$ 200 e um quadro ofertado pelo pintor Lourival dos Santos. O segundo lugar ficou com Raíssa Croline Gomes da Silva, aluna da Escola Municipal Princesa Isabel. Já Luciana Cesário, aluna da Escola Municipal São José, conquistou o terceiro lugar. Todas as candidatas receberam premiação ofertada por apoiadores e prefeitura.
O desempenho das concorrentes foi avaliado por um júri composto por mulheres negras de destaque na comunidade peabiruense: a cantora e professora de Inglês da rede estadual, Bruna Kelly de Jesus; a médica cubana Liliana Núñes Perez; e a profissional da saúde, Taciana Cardoso.
Na abertura, que contou com apresentações de dança e de música, o secretário de Educação, Fábio Sexugi, elogiu a iniciativa da professora Roseli Bertipalha, responsável pela Divisão de Cultura, em realizar o concurso. Segundo ele, a ação eleva a autoestima dos alunos negros, combate o preconceito racial, e valoriza a diversidade étnica e cultural do município.
O prefeito, Claudinei Antonio Minchio, também enfatizou a relevância do evento para valorizar a pessoa e a beleza afrodescendentes. Além disso, ressaltou a importância de dinamizar dos espaços culturais. “É a primeira vez que a área externa da Casa da Cultura é usada para evento que reúne a população”, afirmou.




Comentários

Postagens mais visitadas