Conselheiros municipais e tutelares participam de capacitação em Peabiru

Apresentar o funcionamento das ações voltadas para as políticas sociais e integrar os conselheiros que se relacionam com a pasta, foi o objetivo da capacitação realizada pela secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Peabiru. Integrantes do Conselho Tutelar e dos conselhos municipais de Assistência Social (CMAS) e dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) participaram da atividade.
Na capacitação foram tratados diferentes temas. Segundo a secretária de Assistência e
Desenvolvimento Social, Isabel Cristina Carlos, temas que são importantes para as funções que os conselheiros desempenham no município. “Não basta assumir o cargo, mas deve colaborar com o município auxiliando a refletir sobre o que é bom, pensar o que precisa e como ser realizado para melhorar a condição das famílias peabiruenses”, pontuou.
A palestrante, Nadir Fantin, iniciou o encontro explorando os aspectos históricos dos programas e serviços voltados para as crianças e adolescentes no Brasil. Depois, voltou-se para uma discussão sobre a composição e distribuição do orçamento brasileiro e, especificamente, o orçamento para as políticas públicas de assistência social nos governos federal, estadual e municipal.
Os participantes puderam trocar experiências e também ter mais informações sobre as diretrizes da política pública da assistência social de Peabiru, sobretudo, o que está relacionado ao Plano Plurianual (PPA), à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e à Lei Orçamentária Anual (LOA).
De acordo com o prefeito, Claudinei Antonio Minchio, os conselhos são vistos como parceiros da administração pública. “Mais do que fiscalizar, os conselhos devem exercer o papel fundamental que é o fortalecimento da participação democrática como representantes da população e ajudar na implementação de políticas públicas. A capacitação é de extrema importância para que os conselheiros se conscientizem disso”, completou.

Comentários

Postagens mais visitadas