Crianças participam de projeto que incentiva prática artística em Peabiru

Cerca de 150 crianças peabiruenses, com mais de 6 anos, participam de cursos que visam a integração, socialização e o desenvolvimento de habilidades artísticas. Por meio da secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, a prefeitura de Peabiru, tem ofertado cursos de circo, teatro e dança.
Para participar, uma das exigências é que os inscritos frequentem a escola regularmente. Os encontros, que ocorrem em horário opostos ao das aulas, são realizados no Centro de Eventos e na Biblioteca Cidadã nas segundas e quartas-feiras, em diferentes horários.
Como explica a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Isabel Cristina Carlos, a proposta surgiu da necessidade de oferecer atividades recreativas e formativas para as crianças. “Nossa ideia, desde o início, foi que os cursos pudessem preencher o tempo vago das crianças de modo divertido e que contribuísse para a formação cidadã”, explica.
Apesar dos cerca de três meses em realização, os cursos já têm os primeiros resultados que foram comprovados pela população e visitantes. Em agosto, as crianças se apresentaram na Festa do Carneiro ao Vinho e, na semana passada, no desfile cívico da Independência. Além de coreografias de músicas, encenaram esquetes e demonstraram desenvoltura com malabares, acrobacias e perna de pau.
Como lembra Isabel, o projeto funciona em parceria com a secretaria de Educação. “Antes de iniciarmos, visitamos todas as escolas divulgando para que os alunos se inscrevessem. Quem participa se alegra e nós, podemos observar a evolução das crianças, pois como dizem muitas pesquisas as atividades artísticas são capazes de acelerar as funções cognitivas”, pondera.
A secretária aponta que o projeto está em
execução devido a liberação de mais de R$ 300 mil viabilizados pela equipe gestora. O recurso é um acumulado de algumas verbas que estavam bloqueadas, desde 2011, por falta de prestação de contas. “Depois de um intenso trabalho, regularizamos as pendências e agora estamos direcionando a aplicação para nossa população”, completa.
Encontros – Os cursos são ofertados gratuitamente para a população. As atividades
são ministradas pelos artistas que integram o Espaço Sou Arte. As aulas de circo são realizadas nas segundas-feiras, em três diferentes horários. Por outro lado, as aulas de dança e teatro, ocorrem nas quartas-feiras. Os encontros têm duração média de duas horas e para cada horário é atendido um grupo. Normalmente, as aulas começam às 9h30, 13h30 e 15 horas.
Os interessados em participar devem procurar a equipe da secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social para inscrição. Em caso de vagas disponíveis, os inscritos são direcionados aos cursos.

Comentários

Postagens mais visitadas