Famílias recebem chaves da casa própria em Peabiru

A prefeitura de Peabiru oficializou a entrega das chaves de casas rurais para 16 famílias na sexta-feira, 27. A solenidade aconteceu na Casa da Cultura com a presença dos beneficiados, população e autoridades. As casas foram construídas por meio de parceria entre o governo do estado através da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), prefeitura de Peabiru, governo federal e Caixa Econômica Federal.

O programa de habitação rural tem por objetivo proporcionar um incentivo para que os agricultores familiares permaneçam no campo gerando renda e contribuindo com o município. Segundo o prefeito, Claudinei Antonio Minchio, muitas vezes as políticas públicas não chegam aos produtores rurais. “É importante que elas [políticas públicas] também voltem seus olhos para os agricultores, pois dependemos da agricultura. Além disso, a função delas é chegar a quem precisa. Me sinto satisfeito quando vejo as famílias felizes”, comentou lembrado ainda o empenho do deputado estadual Douglas Fabrício para as conquistas junto ao governo estadual.

Como destacou o gerente do escritório regional da Cohapar, Ricardo Widerski, o governo do Estado tem investido forte para promover a melhoria da qualidade de vida das famílias, em especial aos agricultores familiares, que produzem grande parte das riquezas do Paraná. “A meta do governo era atender 10 mil famílias do campo em quatro anos e já superamos. Estão sendo atendidas 12 mil famílias, em 374 municípios”, expôs. Também enfatizou a cobrança da administração municipal para a liberação de mais casas para a área urbana de Peabiru.

O deputado participou da solenidade quando disse do orgulho em poder ajudar Peabiru, sobre o vínculo e gratidão que possui com os munícipes, bem como reforçou a função que desempenha, na Assembleia Legislativa, para ajudar os municípios da região.

Também participaram da solenidade os secretários de Assistência Social, Isabel Cristina Carlos; e de Agricultura, Clerque Priamo; vereadores Felício Palma Junior, Wilson Jardim de Carvalho, Angelo Britto e J. Pezini; e o extensionista da Emater, Antonio Eduardo Egídio.

Social – Antes de receberem as casas, as famílias atendidas participaram de diversos cursos e encontros promovidos pela secretaria municipal de Assistência e Desenvolvimento Social com o objetivo de garantir uma melhor organização dos espaços na nova moradia. “Essa era uma das exigências feita pela Cohapar para as famílias, de modo que os cursos pudessem auxiliar a ter uma nova vida”, explica a secretária da Assistência Social, Isabel Cristina Carlos.

Para atender uma solicitação dos moradores, novos cursos serão ofertados. O primeiro será o de produção de compotas. Depois, estuda-se a possibilidade de ofertar o curso de plantio e cultivo de rosas.

A secretaria informa ainda que, de acordo com levantamento realizado pela equipe da pasta, são necessárias mais aproximadamente 15 casas rurais no município, seguindo o mesmo trabalho realizado. Com base nisso, iniciarão novos contatos no sentido de viabilizar mais moradias.






Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas