Reunião discute realização do Encontro Estadual de Sericicultores em Peabiru

A Câmara Técnica do Complexo da Seda do Paraná, órgão ligado ao Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, realizou a 42ª reunião ordinária em Peabiru. Uma das pautas da reunião, sediada na Casa da Cultura, foi a organização do Encontro Estadual de Sericicultura que ocorrerá, também em Peabiru, no dia 16 de julho de 2015.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Clerque Aparecido Priamo, comenta que o objetivo da prefeitura é fomentar a agricultura e pecuária familiar com o evento. “Desta forma, organizar o Encontro é uma maneira de resgatar a sericultura no município que já chegou a ter mais de 20 produtores”, argumentou. Segundo registros do setor de agricultura, atualmente o município possui apenas quatro produtores. No entanto, os agricultores deveriam investir nessa cultura, uma vez que tem se apresentado viável, principalmente, para pequenas propriedades.
Na reunião ficou definido que no Encontro Estadual de Sericultura será discutida toda a cadeia produtiva e, principalmente, as perspectivas de produção e mercado. Porém, ainda serão realizadas novas reuniões para discutir mais detalhes como apoios, por exemplo. Os organizadores já têm novo encontro marcado para a segunda quinzena de janeiro.
A reunião ordinária foi conduzida pelo presidente da Câmara, Oswaldo da Silva Pádua, e contou com a presença do presidente da Federação das Associações de Sericicultores do Paraná, Antônio Garcia. Além disso, foi prestigiada por autoridades locais, regionais e estaduais como o prefeito, Claudinei Antonio Minchio, secretários ligados ao setor agrícola de Peabiru, Emater, SEAB, Deagro, Iapar, Associação dos Sericicultores de Terra Boa (Assert), Secretaria de Agricultura de Nova Esperança e representantes de empresas ligadas ao complexo da Seda como a Bratac.

Comentários

Postagens mais visitadas