Projeto inédito atende crianças de até 6 anos em Peabiru

O serviço de convivência e fortalecimento de vínculos destinado a crianças com idades entre 0 e 6 anos é um projeto inédito em Peabiru. A prefeitura municipal, por meio da secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, implementou a ação neste ano preocupada com o atendimento do núcleo familiar e comunitário.
Segundo a secretária, Isabel Cristina Carlos, a medida também atende a resolução 109 do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) que caracteriza os serviços socioassistenciais disponibilizados no Brasil. “A convivência e fortalecimento de vínculos enquadra-se entre as ações no nível de proteção básica. Com isso, a equipe do CRAS [Centro de Referência em Assistência Social] desenvolve atividades específicas levando em consideração o perfil do grupo atendido”, explica.
Os encontros são realizados quinzenalmente, sempre às terças-feiras. Atualmente, existem dois grupos que são atendidos, conforme a divisão, nos períodos da manhã e da tarde. A psicóloga que coordena os grupos, Duane Cristina Santoni, comenta que são realizadas intervenções pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social. “O nosso trabalho objetiva a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento das diversas habilidades dos atendidos. Queremos, desde cedo, torná-los mais conscientes de seus papéis enquanto cidadãos”, pontua.
Na tipificação dos serviços socioassistenciais, o CNAS organiza-os por nível de complexidade. Além da proteção básica que engloba, por exemplo, os grupos de convivência e fortalecimento de vínculos, existem a proteção social especial de média e alta complexidade. A tipificação tem como intuito possibilitar acesso a diferentes direitos, dar mais autonomia às famílias e favorecer a superação das fragilidades que vivenciam.

Comentários

Postagens mais visitadas