Transporte de peça gigante mobiliza cerca de 120 pessoas no Paraná

Cerca de 120 pessoas estão envolvidas no transporte de uma peça gigante que será instalada em uma fábrica de fertilizantes da Petrobras que está sendo construída em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. O reator de amônia que pesa 760 toneladas e tem quase 7 metros de altura e 40 metros de comprimento chegou a Foz do Iguaçu, no oeste doParaná, no domingo (4), pelo Rio Paraná.
Para poder seguir viagem, a peça terá que transpor a barragem da Hidrelétrica de Itaipu. O desnível é de 120 metros. A etapa considerada pelos técnicos a mais delicada da operação começou nesta quarta-feira (7) e deve ser concluída no sábado (10). Depois de desembarcada na margem do Rio Paraná, próximo à foz do Rio Bela Vista, em uma rampa de concreto construída exclusivamente para a operação, a peça é transportada por uma plataforma com 160 pneus comandada por controle remoto. De Foz do Iguaçu até Três Lagoas serão mais 750 quilômetros percorridos em oito dias, parte deles pelo reservatório da usina.
De acordo com o gerente do Departamento de Obras e Manutenção de Itaipu e coordenador dos trabalhos na área da usina, Andreas Arion Schwarz, as megaoperações de transporte das peças da Petrobras confirmam a viabilidade de exploração do transporte hidroviário no Rio Paraná. “Se foi possível fazer o transporte dessas peças gigantescas pelo reservatório, e transpor a barragem, por que não usar esse caminho para o escoamento de outros equipamentos, máquinas e commodities?”, destaca.O equipamento construído na Chinafoi desembarcado no Porto de Rio Grande (RS) e de lá levado até Mar del Plata, na Argentina, onde começou a subir o rio. Desde abril, esta é a terceira de dez peças que passarão pela região. Seguiram o mesmo caminho um equipamento de 320 toneladas e uma caixa de purificador, com 173 toneladas.
Fonte:G1

Comentários

Postagens mais visitadas